segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FRUTA JAMBO

Neste video apresento os meus dois pés de jambo. Fruta de aspecto encantador e com sabor e textura que lembra a maça. Amo tudo o que Deus criou. O jambo, como tudo que há na natureza é produto da criação divina e não de uma mitologia evolução das espécies (Biólogo Valdemir Mota de Menezes)
O jambo-vermelho (Syzygium malaccense) é uma fruta originária da Malásia, país que se localiza no sudeste da Ásia. No Brasil, essa fruta pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sendo que no Nordeste essa árvore é conhecida por muitos como “eugênia”. Pertencente à família Myrtaceae, que abrange frutas como a jabuticaba, pitanga e goiaba, o jambo-vermelho é uma fruta de sabor adocicado que pode ser consumida in natura e também na forma de doces. Fonte de ferro, fósforo, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2, o jambo-vermelho é considerado uma fruta com médio valor calórico, contendo apenas 56 calorias em 100 gramas de polpa.
Em Porto Rico há a produção de vinho de jambo-vermelho. Em algumas regiões da Malásia, comunidades obtêm um líquido a partir da fervura da casca dessa árvore, que será utilizado em dores de estômago e diarreia.
A árvore do jambo-vermelho pode alcançar até 20 metros de altura e possui forma piramidal com folhas grandes verde-escuras e muito brilhantes. O jambeiro-vermelho tem sua floração de agosto a fevereiro, com frutificação de janeiro a maio, mas não é raro encontrarmos árvores frutificando fora desse período.


Nenhum comentário: